Cursistas do Polo UAB de Sorriso

sábado, 31 de maio de 2014

PROCESSO FORMATIVO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAS SUSTENTÁVEIS E COM - VIDA GPEA/ UFMT/ UAB/ MEC

PROJETO NOSSA ESCOLA SUSTENTÁVEL

INTRODUÇÃO
Podemos conceituar sustentabilidade como sendo uma pratica de promover a exploração de áreas ou o uso de recursos de forma que este não seja prejudicado ou evitar ao máximo a agressão a esse recurso  o desequilíbrio entre o meio ambiente e os seres vivos que dele dependem para existir. Aparentemente é um conceito difícil de ser implementado ou economicamente inviável
A sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
A adoção de ações de sustentabilidade garante a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.
Diante disso, fazendo uma reflexão sobre o consumo excessivo de copos plásticos (1,46 de lixo por pessoa/ano) e papéis (0,16 de lixo por pessoa/ano), no polo UAB, onde circulam cerca de 520 pessoas entre professores, funcionários e acadêmicos, vimos a necessidade de adotar ações de consumo sustentável.
O consumo sustentável é um conjunto de práticas relacionadas à aquisição de produtos e serviços que visam diminuir ou até mesmo eliminar os impactos ao meio ambiente. São atitudes positivas que preservam os recursos naturais, mantendo o equilíbrio ecológico em nosso planeta. Estas práticas estão relacionadas a diminuição da poluição, incentivo à reciclagem e eliminação do desperdício. Através delas poderemos, um dia, atingir o sonhado desenvolvimento sustentável do nosso planeta.
Sendo assim, desenvolveremos este projeto com o intuito de nos tornarmos cidadãos responsáveis com nossas atitudes em relação ao meio ambiente.

PROBLEMÁTICA:
No marco zero de nossa escola ficou bem evidenciado que o fluxo de alunos e funcionário bem como a estrutura física se diferencia das demais escolas, porem marcamos dois pontos cruciais de consumo que estão voltados ao excesso e desperdício de copo descartável bem como a utilização inadequada e destino final do resíduo sólido (papel), também podemos voltar nosso olhar para o uso do ar condicionado para um ou duas pessoas, substituindo para ventilação natural.


Desta forma apontaremos alguns objetivos, norteando os apontamentos acima citados.
OBJETIVO:
  • Sensibilizar os acadêmicos para ações sustentáveis;
  • Reduzir o consumo excessivo de papeis e copos descartáveis nas dependências da UAB/Sorriso;
  • Conscientizar quanto ao uso do ar condicionado.

PLANO DE AÇÃO:
Primeiramente teremos um momento de sensibilização aos acadêmicos e funcionários, com a utilização das seguintes ferramentas: painéis, vídeos e palestra com recursos de multimídias, para que os envolvidos tenham  conhecimento dos dados levantados e a partir daí possamos reduzir o consumo.
Para a redução de copos descartáveis será adotado um copo individual que permanecera na cozinha do polo. Para a aquisição do mesmo, será realizado um amigo secreto (“amigo caneca”), na qual o presente será um copo/caneca que ficará a disposição do funcionário na cozinha do polo. Porém aos acadêmicos será sugerido que cada um traga de casa e deixe-o na bolsa utilizando-o quando necessário, pois sua frequência nas dependências do polo é esporádica.
Para reduzir o volume de papeis, será organizada uma mesa redonda onde serão discutidas as formas de evitar o consumo excessivo:
  • Critérios de formatação e impressão de provas em dia de avaliação, onde poderá ser previamente calculado o numero de acadêmicos evitando sobras;
  • Uso frente e verso da folha;
  • Utilização de papeis já impressos e descartados para rascunhos;
  • Os que não poderão ser utilizados como rascunhos serão encaminhados para reciclagem de papel (ASCS).
Como nosso foco será a conscientização seguido de ações que possam ser desenvolvidas nas dependências do Polo e que também possam ser estendidas para qualquer lugar que esses acadêmicos estejam, iremos focar nas ações desenvolvidas pelo município para dar um final feliz às embalagens plásticas(copos), levaremos os acadêmicos a uma visita na ASCS Associação de Catadores de Sorriso para verem com seus próprios olhos a imensa quantidade de embalagem produzida por nos mesmo.


RESULTADOS ESPERADOS:
  • Sensibilização dos acadêmicos quanto aos problemas ambientais e escassez dos recursos naturais;
Mobilização quanto a necessidades de ações sustentáveis


  • Reduzir o volume de copos descartáveis e descarte de papeis, nas dependências do polo UAB e consequentemente para fora do Polo.

CRONOGRAMA DE INPLANTAÇÃO:

AÇÃO/MÊS
MAIO
JUNHO
JULHO
AGOSTO
SETEMBRO
Elaboração do projeto
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Apresentação de painel com os gráficos da pesquisa 
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Realização do amigo secreto

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Mesa redonda para debate interno

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Visita a ASCS



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Finalização do projeto com mesa redonda para reflexão 




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Equipe:  Alessandra Torrezan Sanches Dantas, Silvana mariote, Vanessa Cristina Becchi, Welton Beraldo da Silva, Rosenilda Aparecida Lopes de Lima, Elivaine Oliveira Guimarães Silva, Evelini Arsego.

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