Cursistas do Polo UAB de Sorriso

sexta-feira, 21 de março de 2014

ALESSANDRA TORREZAN - Biografia Ecológica



Meu nome é Alessandra Torrezan Sanches Dantas, tenho 33 anos e sou brasileira, casada,  professora de biologia da Escola Estadual Mário Spinelli há nove anos e tutora presencial do Curso de Ciências Biológicas a 2 anos pela UAB- Universidade Aberta do Brasil. Sou Panaraense natural de Loanda, e hoje moro no estado de Mato Grosso mais precisamente em Sorriso desde o ano de 2005.
O município de Sorriso possui aproximadamente 81.104 habitantes localizados as margens da BR 163 no entroncamento com a BR 242. Possui o bioma cerrado com a presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte;  as raízes destes arbustos são profundas (propriedade para a busca de água em regiões profundas do solo, em épocas de seca); as cascas destas árvores são duras e grossas; as folhas são cobertas de pêlos; presença de gramíneas e ciperáceas no estrado das árvores. Com uma vegetação típica de locais com as estações climáticas bem definidas (uma época bem chuvosa e outra seca) e regiões de solo de composição arenosa. Porém com o avanço da agricultura que dá ao município do título de Capital Nacional do Agronegócio e maior produtor individual de soja do mundo, o desmatamento e a monocultura tomam conta da paisagem e destruindo a rica fauna e flora do cerrado que existiam anteriormente.
Minha família é natural de Penápolis interior de São Paulo e migraram para o município de Santa Isabel do Ivaí - PR quando meus pais ainda eram jovens na busca de melhores condições de vida, e em busca do plantio de café e residem até hoje, assim como nas demais cidades Santa Isabel também sofreu modificações quanto a sua estrutura e apesar de ainda ser uma cidade muito pequena também possui avanços na estrutura das casas asfalto saneamento e tecnologia, e claro na agricultura que antes era de café e hoje predomina o plantio de laranja, mandioca e abacaxi.
Com relação a reflexão no exercício da pegada ecológicas pude notar que devemos ter ações de sustentabilidade sem que estas alterem ou causem grandes impactos no ambiente e que esse desenvolvimento deixe marcas nas gerações futuras comprometendo-as.



Nenhum comentário:

Postar um comentário