Cursistas do Polo UAB de Sorriso

sexta-feira, 28 de março de 2014

RELAÇÕES ENTRE PERDAS AMBIENTAIS E CULTURAIS



Professor Welton

O ser humano  na preocupação de conquistar patrimônio investe na busca do “ter” e o “ser” acaba sendo esquecido e quando percebe já é tarde demais, pois as consequências já provocam resultados desastrosos. Como no registro da letra da música  que ilustra uma casa  que está localizada em um ambiente  da natureza que ainda não foi contaminado pelo consumismo e  possui uma vida simples. 


 (Foto ilustrativa)

O crescimento sem planejamento e sem o devido respeito ao meio ambiente traz consequências como das notícias  da enchente de Paraitinga. Por ser diferenciado dos outros animais, o ser humano possui inteligência com capacidade de  usá-la de forma para seu desenvolvimento sem agredir a natureza, porém ,o que vemos hoje aos grandes desastres é uma resposta ou troco da natureza em virtudes das ações que sofre do próprio Homem.
Estamos prestes a uma nova eleição neste ano de 2014 , se escolhemos mal nossos representantes políticos teremos corruptos, se não denunciamos o traficante que mora ao lado teremos nossos filhos adotados por ele , então é preciso cuidar. Algumas situações em nossa cidade que gera um grande desrespeito com o meio ambiente, alguns exemplos visíveis através das queimadas, do lixo em terrenos baldios, etc.Com tanta poluição, maldade o que será de nós de nossos filhos e netos, o que será da natureza, o que será que vai acontecer com a próxima geração, se não houver conscientização. Pois a natureza se manifesta de forma inesperada e imprevisível. É fácil dizer que as autoridades são os culpados pela maioria dos desastres ecológicos ,como por exemplo o aquecimento global, a questão é o que podemos fazer no nosso dia a dia para ajudar a combater o desequilíbrio ecológico, a verdade é que ficamos revoltados ,mas nada fazemos ,pois tudo que esta acontecendo esta ligado ao nosso consumismo, nossas ações devem estar de acordo com nossas intenções.
A partir de uma reflexão sobre a reportagem, a músicas, a relação entre as perdas ambientais e culturais estão muito próximas de uma lei natural aplicada aos Homens que é lei de causa e efeito, admitindo-se que nunca há um efeito sem uma causa. Precisamos estar comovidos e motivados a atos maiores em prol de um coletivo. Isto só será possível através de um sentimento íntegro de compromisso. Este compromisso nasce de uma compreensão profunda de sua comunidade. O indivíduo deve se sentir pertencente a um coletivo social e biológico. É necessário resgata-lo de uma cultura de massa, para uma construção do sujeito que atua comovido pelo seu espaço sócio-ambiental. A oportunidade do Curso de Escolas Sustentáveis e Com Vida já contribui para uma formação que terá efeito imediato num Ambiente Educacional promovendo uma Educação de uma geração futura.



(Clic na imagem para ampliar)

Partindo do ponto de que liberdade, saúde, segurança, boas relações sociais e materiais básicos para uma vida saudável, são condições elementares para o completo bem estar humano, deparamo-nos com uma cultura de desperdícios, desrespeito aos elementos naturais e sociais, a ganância, o orgulho, enfim, fatores que retardam a proposta de uma sociedade sustentável.
Está mais do que comprovado que os efeitos que o planeta vem apresentando (escassez de água, diminuição de áreas verdes, poluição atmosférica, extinção de espécies,etc..) como resposta à ação irresponsável  do uso insustentável dos recursos que a natureza nos dispõe, é resultado da falta de sensibilidade e consciência das pessoas para com o ambiente em que vive. O ambiente deve entender-se numa perspectiva global que compreende não só o espaço físico mas que adquire sobretudo o significado de um valor social, entendido como fazendo parte dos conceitos de cidadania.
A partir do momento que assumirmos responsabilidades de mudança de comportamento em relação aos problemas ambientais que afetam nossa comunidade, poderemos fortalecer e afirmar valores culturais de solidariedade ambiental, posicionando-se ativamente contra qualquer forma de destruição do ambiente.


A cada dia se torna mais alarmante a depredação dos nossos ecossistemas em virtude do progresso e do consumismo, seja nas zonas urbanas ou rurais. Isto devia nos preocupar , pois coloca em risco nossa sobrevivência. Precisamos voltar mais as nossas raízes e origens, valorizando e cuidando do planeta que vivemos e principalmente necessitamos nos capacitar para administrar melhor nossos recursos biológicos e seus ecossistemas, pois todos os seres que existem na biosfera do nosso planeta dependem disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário