Cursistas do Polo UAB de Sorriso

terça-feira, 25 de março de 2014

BIOGRAFIA ECOLÓGICA- ROSENILDA AP. L. LIMA







Sou Rosenilda Aparecida Lopes de Lima, tenho 35 anos, brasileira, solteira, sou licenciada no curso de Matemática pela UNEMAT- Campus de Sinop, há 12 anos. Estou atuando na área da educação há 11 anos, onde sou professora da rede Municipal de Ensino de Sorriso. Em paralelo com a docência exerço a função de tutora presencial do Curso de Física há 1 ano pela UNEMAT/UAB- Universidade Aberta do Brasil.
Sou natural do estado de Santa Catarina- SC, mais precisamente da cidade de Santa Cecília, porém considero-me mato grossense, pois aos meus 18 meses de vida minha família e eu viemos para Sorriso, estado de Mato Grosso em busca de novas oportunidades para melhoria de vida.
Em Sorriso há 34 anos considero-me quase pioneira desse município, visto que quando aqui chegamos já havia outras famílias residindo nesse pedaço do cerrado mato grossense que ainda era considerado distrito do município de Nobres/MT.
Nesse pedaço de chão, passei minha infância que, diga-se de passagem, foi vivida com muita alegria e felicidade em companhia de minha família e amigos. Aqui conclui meu ensino fundamental e médio, onde estudei na Escola Estadual Mário Spinelli, sendo está a primeira escola do município. Ingressei no ensino superior no ano de 1.998 onde me deslocava toda noite no período de 4 anos do curso de Licenciatura em Matemática na Unemat- Campus do município de Sinop. Nessa época Sorriso ainda não dispunha de cursos superiores.
Hoje com seus 28 anos de emancipação política, Sorriso conta com aproximadamente 81.104 habitantes, é considerado o maior produtor individual de soja do mundo, o que fez com que ganhasse o título de “Capital Nacional do Agronegócio”.
Esse título, “Capital Nacional do Agronegócio”, só foi possível com o avanço da agricultura no município. Porém esse avanço, em consequência do desmatamento, deixa também marcas de destruição da rica fauna e flora do cerrado que aqui existiam.
Quanto a atividade da pegada ecológica, fiquei surpresa com o resultado que fez com que eu me sentisse com uma grande parcela de culpa do planeta estar passando por situações de destruição. Mas essa atividade serviu para fazer com que eu reflita em relação a minhas atitudes e buscar caminhos para que possamos melhorar nossa vida no planeta e também das futuras gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário