Cursistas do Polo UAB de Sorriso

sábado, 29 de março de 2014

RELAÇÃO ENTRE AS PERDAS AMBIENTAIS E CULTURAIS- ROSENILDA AP. LOPES DE LIMA



Bem Estar?...Todos nós queremos viver assim, porém...
Todos nós, seres humanos temos o direito de ter condições de levar uma vida decente, saudável e segura. Ou seja, todos querem viver em bem estar, e para isso dependemos da natureza e dos serviços providos pelos ecossistemas. Porem nós mesmos estamos causando alterações incalculáveis nos ecossistemas nas últimas décadas. Tudo isso para atender nossas necessidades como alimentação, água, energia, etc.
Estas alterações trouxeram grandes benefícios a bilhões de pessoas, mas ao mesmo tempo vem enfraquecendo a natureza em sua capacidade de nos servir com outros serviços fundamentais e essenciais para nossa saúde e vida, como a purificação do ar e da água, proteção contra desastres naturais (catástrofes, enchentes,...) e também a medicina natural.
Apesar de essas alterações trazerem grandes benefícios a bilhões de pessoas, ainda temos em nossa realidade e sociedade pessoas padecendo, pois vivem em regiões secas onde o serviço e a renda provem dos ecossistemas, como o acesso à água. E com a crescente ameaça aos ecossistemas das mudanças climática e poluições de seus nutrientes, essas pessoas perdem seus serviços. A perda dos serviços providos pelos ecossistemas constitui uma grande barreira às metas de desenvolvimento do milênio de reduzir a pobreza, a fome e as doenças.
As atividades humanas vêm levando o planeta à beira de uma grande onda de extinção de várias espécies, aonde nosso bem-estar vem sendo ameaçado ainda mais.
Se nós não mudamos nossas atitudes e ações em relação aos cuidados com os ecossistemas, em poucas décadas não teremos mais recursos naturais, os quais são essenciais para nosso bem-estar.
Medidas de preservação de recursos naturais têm maior chance de sucesso se tomadas com responsabilidade e em comunidades.
Hoje com toda tecnologia e conhecimento de que dispomos podemos reduzir consideravelmente o impacto humano nos ecossistemas, para isso precisamos nos sensibilizar e começar a colocar em prática nossa capacidade de mudar nossas atitudes e ações em favor da preservação do meio ambiente.
Buscar meios de viver de forma sustentável, sem prejudicar o meio ambiente pode ser o primeiro passo para contribuir com a preservação dos ecossistemas, pois dependemos desses para nossa sobrevivência e bem-estar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário