Cursistas do Polo UAB de Sorriso

sexta-feira, 21 de março de 2014

Silvana Mariote -Biografia Ecológica







 Meu nome é Silvana Mariote, tenho 37 anos e sou brasileira, casada, professora de biologia  há 12 anos, atualmente sou monitora de  laboratório de biologia da UNEMAT e tutora presencial do Curso de Ciências Biológicas a 2 anos pela UAB- Universidade Aberta do Brasil.
Nasci em uma cidade pequena no interior do Paraná chamada de Saudades sai de lá com 3 anos de idade vim morar em Mato Grosso na cidade de Alta floresta que está localizada no extremo norte do estado de Mato Grosso fundada em 1976, o  nome  de  Alta  Floresta,  deu-se  em  função da própria natureza da região, com mata alta e densa, já que o local se encontrava na região da Amazônia mato-grossense. Nos anos 80, a economia do município é voltada para a atividade garimpeira, atualmente  economia do município se consolida através da agricultura, a pecuária e o desenvolvimento do turismo - o que vem alavancando a economia da cidade
O município de Alta floresta conta com 16 Escolas Estaduais, 5 Escolas Municipais além de escolas particulares de educação infantil e ensino básico, 1 Campus da Universidade do Estado de Mato Grosso alem da  Faculdade privada Faculdade de Alta Floresta-FAF.
Atualmente moro em Sorriso- MT município com aproximadamente 81.104 habitantes, Sorriso  é maior produtor de soja do mundo e considerado   a Capital  Nacional do Agronegócio. O desmatamento da região provocou alteração da flora e fauna existente.
Quando fiz a minha pegada ecológica me surpreendeu, pois mesmo tendo noções de sustentabilidade quando fiz  esse cálculo deu de 1,1 planeta o que  achei muito, mesmo tendo algumas ações  como separar o lixo em casa  mesmo sabendo  a cidade não faz coleta seletiva, pois sempre passa catadores de latinha, papelão então já deixo separado, tenho sacola pra carregar minhas compras ao invés de colocar em sacolas de plástico do supermercado, economizo em tudo que posso como energia, água, , mais ainda preciso melhorar .Como educadora sempre trabalho com os alunos esse assunto afim de sensibiliza-lo sobre a situação do nosso planeta.
Mas sei que diante da situação que estamos vivendo, de uma sociedade consumista preciso mudar alguns hábitos para diminuir minha degradação ao meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário