Cursistas do Polo UAB de Sorriso

sexta-feira, 28 de março de 2014

RELAÇÕES ENTRE PERDAS AMBIENTAIS E CULTURAIS - EVELINI ARSEGO

A avaliação ecossistêmica do milênio nos mostra como nossa sociedade tende a substituir elementos naturais oferecidos pelos serviços ecossistêmicos por aparatos tecnológicos. O comprometimento dos ambientes naturais por exaustão e depredação e o desaparecimento de culturas humanas, ou seja, a perda da biodiversidade e de diversidade cultural coloca em risco nossa própria sobrevivência. Estamos perdendo água, perdendo recursos genéticos.
As perdas ecossistêmicas representam também perdas das e para as culturas. As comunidades onde o manejo com o meio ambiente é sustentável, são as menos ouvidas e acabam sofrendo os reflexos dos impactos ambientais causados pelos outros em busca do conforto e realização pessoal.
A lógica da modernidade afirma a separação entre Natureza e Cultura. Para Educação Ambiental essa ligação esta muito longe de ser aceita. É evidente que em comunidades onde a cultura é mais forte são os locais onde a natureza é mais preservada. Então fica claro que existe uma relação íntima entre natureza e cultura. Quando se tem ecossistemas bem preservados refletem uma comunidade bem estruturada.

Mais uma vez esse tema chama nossa atenção para nossas práticas individuais e coletivas olhando a realidade de forma crítica, pensando que ela depende de nossas ações. 

Senhor,  ajudai-nos a construir a nossa casa com janelas de aurora e árvores no quintal. Árvores que na primavera fiquem cobertas de flores e ao crepúsculo fiquem cinzentas como dos pescadores.
Manoel de Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário